O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) está lançando nova marca, criada pela equipe da agência Camisa 10 para traduzir o novo posicionamento da entidade, de “dar voz a todos os criativos, não só dos criativos de agências, mas também de produtoras de imagem e áudio, estúdios de design, fotografia, 3D, manipulação, digital, entre outros”, como na comunicação oficial da entidade.
“A antiga marca do CCRJ representava o que nós, criativos do Rio de Janeiro, tivemos no passado: uma cabeça aberta. Isso deixou de ser um diferencial. O momento é outro. Estar aberto ao novo e respeitar diferenças passou a ser uma obrigação. Isso é fundamental para garantir o futuro do mercado publicitário em geral.”, explica Pedro Portugal, presidente do CCRJ e diretor de Criação da Wide, revelando que seu primeiro projeto é colocar em pauta questões como o espaço da mulher na propaganda e o preconceito no ambiente criativo.
A nova marca traz como símbolo uma bandeira. “O conceito ‘Democracia Criativa’ transmite este momento do CCRJ. “Hoje temos um mercado mais fragmentado, com menos agências de grande porte e muitas agências menores fazendo um trabalho bacana, além de várias empresas criativas de expressão nacional em diversos segmentos: design, moda, digital, conteúdo. Nada melhor do que uma bandeira despojada para representar este pensamento”, enfatiza Bruno Richter, sócio e diretor de Criação da Camisa 10.